PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

06 maio 2017

Obras chegam ao Sertão

Na etapa do seminário Pernambuco em ação do Araripe, ontem, o governador Paulo Câmara (PSB) entregou duas grandes obras num momento em que a oposição, desconfiada de que ele antecipou a campanha da reeleição, também tem percorrido o Interior fiscalizando o Governo. Em Ipubi, a capital do gesso, entregou a estrada pavimentada ligando o município ao distrito de Serrolândia, velho sonho dos empresários da região, porque vai facilitar o escoamento da produção gesseira para outras regiões.

Em Ouricuri, onde reuniu uma multidão numa escola para instalação do seminário, Câmara inaugurou a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do Sertão do Araripe. O equipamento, o sexto da modalidade no território sertanejo e o décimo do Estado, vai atender a 11 municípios da região. Com um investimento de R$ 9,8 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos, a nova UPAE vai oferecer também consultas com especialistas e exames em um mesmo ambiente.
“Esse é um equipamento importante que vai dar um reforço fundamental aqui para a região. Vamos encurtar o deslocamento e o tempo de espera para a realização dos exames, desafogando o hospital do município. Onde tem UPAE no Estado, as respostas são muito boas, os serviços de prevenção ocorrem de maneira satisfatória. E a gente quer continuar a trabalhar e investir assim, em uma saúde cada vez mais humanizada e mais próxima da população”, disse o governador. Além de Ouricuri, passam a ser beneficiados com um melhor atendimento de saúde os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Na UPAE, serão oferecidos os serviços médicos nas especialidades de cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, endocrinologia e gastroenterologia. No seu moderno centro de apoio diagnóstico, haverá aparelhos para realização de exames de ultrassom, eletrocardiograma, eco cardiograma, audiometria, ergometria, espirometria, endoscopia,  entre outros. Além disso, o local dispõe ainda de espaço para reabilitação física e consultas com profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e fonoaudiologia.

O equipamento irá oferecer aos moradores do Sertão do Araripe, aproximadamente, 12 mil consultas médicas, mais de 1,6 mil não médicas e 1,7 mil sessões de fisioterapia por ano. O processo de implantação dos serviços se dará de forma gradativa, dentro de um cronograma específico, como sempre acontece na implantação de novos centros de Saúde. A expectativa é de que a UPAE esteja funcionando com 100% da sua capacidade em nove meses.
O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, destacou que essa inauguração representa mais um passo importante na descentralização da oferta de serviços e interiorização da assistência médica de qualidade no Estado. “A UPAE é um equipamento de Saúde importantíssimo, pois fortalece a Atenção Básica dos municípios, evita que a população precise se deslocar e peregrinar até a capital para cuidar da sua saúde e, por fazer a medicina preventiva, diminui o adoecimento e os internamentos hospitalares", afirmou.

BATALHÃO– Na passagem por Araripina, logo cedo, o governador Paulo Câmara assinou o Projeto de Lei para a criação da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. O equipamento, quando estiver em funcionamento, vai atender também as cidades de Ipubi e Trindade, totalizando cerca de 150 mil habitantes beneficiados. A pauta deverá ser votada ainda este mês na Assembleia Legislativa de Pernambuco. No momento em que há uma decisão política no enfrentamento à violência, o quartel da PM atuará no policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança.










Nenhum comentário:

Postar um comentário