PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

06 janeiro 2017

Massacre: Temer atende cobrança, mas escorrega

Blog do Kennedy
Como havia pressão pública por uma fala de Michel Temer, aliados do governo avaliaram como positivo o discurso do presidente da República, mas houve repercussão negativa do escorregão verbal de chamar de acidente o massacre em Manaus. Afinal, a própria Polícia Federal já tinha desde 2015 a informação de que uma organização criminosa planejava matar integrantes de um grupo rival.
Para a oposição, o governo quis se eximir de sua parcela de culpa por uma tragédia anunciada e deixar na conta do Estado do Amazonas e da empresa que administra o presídio a responsabilidade pelo que aconteceu.
O anúncio de construção de novos presídios e de mais verbas de segurança pública para Estados ajuda, mas não resolve a crise do sistema prisional.
Há um deficit de vagas enorme no sistema prisional. Construir novos presídios é como enxugar gelo. Para especialistas, seriam necessárias diversas ações. Um exemplo: diminuir o número de presos, trocando a prisão por penas alternativas para criminosos de baixa periculosidade.
Ou seja, a solução passaria por um conjunto de medidas de um novo Plano Nacional de Segurança e pela cooperação entre diversos órgãos federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário