PREFEITURA MUNICIPAL DE TRINDADE

27 novembro 2015

PREFEITO ALEXANDRE ARRAES INAUGURA AÇOUGUE PUBLICO DE GERGELIM

Numa solenidade festiva e que contou com a presença da comunidade local e de vizinhanças, a Prefeitura de Araripina entregou na noite desta quinta-feira, 26, o Açougue Público do Distrito de Gergelim totalmente reformado e com ampliações.
açougue
Na oportunidade o Prefeito Alexandre Arraes fez uma rápida prestação de contas das ações que já foram desenvolvidas naquele distrito, citando ruas calçadas, reforma e iluminação da praça principal, reforma de escolas municipais, barragens e melhorias em diversos setores locais.
açougue2
Alexandre ainda destacou a importância da construção de uma praça na entrada daquele distrito e assumiu o compromisso de calçar mais ruas em Gergelim. Além disso, reafirmou que vai dá continuidade ao crescimento do Distrito, a exemplo do que já vem sendo feito em outras localidades, distritos, vilas e povoados de Araripina.
açougue4
O suplente de Vereador Edsavio Coelho agradeceu ao Prefeito Alexandre Arraes e a primeira dama Roberta Arraes pelos esforços concentrados e pediu que a Prefeitura continue trabalhando pelo seu distrito.
açougue1
O Secretario de Agricultura Breno Ramos falou representando os demais companheiros e assegurou que tem recebido orientações do Prefeito Alexandre Arraes para que o trabalho seja feito de maneira a atender ao homem do campo e da cidade.
açougue3
O vereador Joao Dias, falando em nome dos vereadores presentes Francisco Edivaldo e Tico de Roberto, destacou a importância do Açougue de Gergelim e demais obras executadas em todo município de Araripina. Acrescentou que cada comunidade do município tem uma obra da gestão de Alexandre Arraes. O ato solene contou ainda com as presenças dos Secretários Moises filho (Infra Estrutura), Danda Simeão (Distritos, Vilas e Povoados), Mario Reis (Desenvolvimento Econômico), Sheila Nogueira (Administração) e Leonardo Batista (Assessor Especial de Gabinete), além de diretores, Secretários Executivos e Assessores.
ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar

26 novembro 2015

AÇUDE DO SÍTIO SAMAMBAIA SERÁ TOTALMENTE RECUPERADO

O prefeito Alexandre Arraes (PSB) autorizou nesta quarta-feira, 25, uma importante obra que vai beneficiar a comunidade do Sítio Samambaia: a recuperação total do açude daquela localidade. Com a forte seca que atingiu o semiárido Nordestino, alguns açudes secaram no município, a exemplo do que fica localizado no Sítio Samambaia e com isso acumulou sujeira, mato e areia.
samambaia1
A máquina que vai fazer o trabalho já está na localidade para fazer a total recuperação e limpeza do açude e com isso aguardar a chegada das chuvas para beneficiar a população da Samambaia e sítio vizinhos. O trabalho está sendo acompanhado de perto pelo vereador Humberto Filho, autor da solicitação ao Executivo Municipal.
O prefeito Alexandre Arraes informou que foi feito um cronograma de trabalho que vai atender aos locais onde necessita a limpeza de açudes e barreiros de médio e pequeno porte. “Todos os anos fazemos esse trabalho de limpeza de açudes e barreiros. Temos um cronograma e vamos segui-lo para atender a todas as comunidades. E pedir a Deus que mande chuva para amenizar o sofrimento do povo da zona rural”, disse Alexandre.
ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar

ALEXANDRE ARRAES E DEMAIS PREFEITOS DE PE, SE REUNEM COM CÂMARA, SEGUNDA-FEIRA EM GRAVATÁ

alexandre
Por Roberto Gonçalves
O governador Paulo Câmara convidou o prefeito de Araripina Alexandre Arraes, e todos os outros prefeitos de Pernambuco para uma reunião sobre o “Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika)”. O encontro será realizado na próxima segunda-feira, às 16h, no Hotel Canariu’s, em Gravatá.
“Precisamos estar unidos para enfrentar esse desafio do aumento dos casos de microcefalia. Governo do Estado, prefeituras e Governo Federal. A transparência no trato da questão e a mobilização dos agentes públicos e da sociedade são fundamentais para encontrar os caminhos que levarão à superação desse que é o maior problema de saúde do Brasil”, justificou o governador.
Também participarão da reunião os secretários municipais de Saúde e as equipes técnicas do Governo do Estado que estão envolvidas no enfrentamento. O encontro está sendo feito em articulação com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que participará do encontro.
Em Pernambuco, foram notificados 487 casos de microcefalia, entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro, em 108 municípios. Dessas notificações, 175 já foram confirmados. No Sertão do Araripe, Boletim divulgado nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) acendeu o alerta no município de Ouricuri no Sertão, sobre os casos de microcefalia. Segundo dados, até o último dia 22 deste mês, foram registrados 13 casos suspeitos da doença. Outros municípios da região onde foram notificados casos de microcefalia foram Trindade, Araripina e Santa Filomena, com um caso cada.

PREFEITURA DE ARARIPINA ALERTA SOBRE A HANSENÍASE E A TUBERCULOSE

saude1
A Prefeitura de Araripina, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um importante ato nas ruas da cidade alertando sobre os riscos e os perigos da Hanseníase e a Tuberculose. Com faixas e panfletos os servidores orientavam os pedestres e condutores de veículos a respeito dessas doenças.
É uma preocupação da prefeitura trabalhar forte no combate as essas doenças, oferecendo assistência aos pacientes que por ventura venham apresentar os sintomas. É um trabalho permanente feito pela Secretaria de Saúde.
saúde
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
TUBERCULOSE
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.
ACE-PMA/Foto: Fabiano Alencar

25 novembro 2015

Crise do emprego se espalha pelo País e desemprego atinge 11,2% em Pernambuco no terceiro trimestre

A taxa de desemprego cresceu em 22 das 27 unidades da federação no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostram dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (24). A Bahia tinha a maior taxa de desemprego do País, de 12,8% no terceiro trimestre deste ano; Pernambuco chegou a 11,2%, ante 9,1% no trimestre anterior. Santa Catarina, por outro lado, tinha a menor, de 4,4%.
O desemprego no estado de São Paulo foi de 9,6% no terceiro trimestre, acima da taxa do segundo trimestre (9%) e do mesmo período do ano passado (7,2%). Trata-se da maior taxa de desemprego do estado desde 2012, início da série histórica do IBGE. Outros dez estados também registraram taxas recorde desde 2012.
Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, disse que o aumento da procura por trabalho foi o grande responsável pelo crescimento da taxa de desemprego no País. Segundo ele, os trabalhadores perderam o emprego no setor privado e foram trabalhar por conta própria (autônomos, como camelôs), uma atividade que gera menor renda para as famílias. "Sem a estabilidade do emprego, outros membros da família procuraram trabalho. Isso inflou a procura. É um processo que estamos vendo há alguns trimestres", disse Azeredo.
O resultado se refletiu no desempenho das grandes regiões do País. No Nordeste, a taxa chegou a 10,8%, a maior entre as regiões. Essa taxa era de 8,6% no mesmo período do ano passado. A taxa também cresceu em outras regiões na comparação com o mesmo período de 2014: Sudeste (6,9% para 9%), Norte (6,9% para 8,8%), Sul (4,2% para 6%) e Centro-oeste (de 5,4% para 7,5%).
Para Azeredo, o desempenho da região Sudeste chamou atenção por ser um "farol" do que vem pela frente no mercado de trabalho. "No Sudeste houve aumento do desemprego em todos os Estados. Eles concentram a atividade econômica do País, têm as grande empresas, setor automotivo, 44% da força de trabalho. Ela anuncia o que vai acontecer com o emprego", disse Azeredo.
Capitais
O desemprego também cresceu significativamente em 14 das 27 capitais brasileiras no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. Das capitais, o município de Salvador tem a maior taxa de desemprego, de 16,1%. O Rio de Janeiro tem a menor, de 5,1%, apesar de ter crescido frente ao mesmo trimestre de 2014 (4,8%).
O desemprego no município de São Paulo foi de 8,1%, menor do que a região metropolitana de São Paulo (9,7%), sinalizando que o problema é maior na periferia.
A maior renda do País está em Vitória (ES), de R$ 3.782. A pequena ilha concentra empresas e serviços da região, o que ajuda a explicar a elevada renda.

Jarbas pode disputar a Prefeitura do Recife

A informação é de Leandro Mazzini, na sua coluna Esplanada:
“Forja-se no Recife um frevo animado para a folia eleitoral de 2016, que pode surpreender os eleitores.
O ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) estuda se candidatar à prefeitura da capital, com Daniel Coelho (PSDB) de vice.
Ambos são deputados federais. O “cozido'', como dizem os caciques da área, começou no último dia 7 de novembro.
O atual prefeito do Recife é Geraldo Júlio (PSB), lançado pelo padrinho Eduardo Campos, falecido ano passado.”
SALTITANTE
Enquanto isso, segundo Marisa Gibson hoje, na sua coluna no DIARIO, o ex-governador João Lyra Neto (PSB) vem surpreendendo pela desenvoltura como tem se comportado em solenidades e em contato com os eleitores. Está mais efusivo do que quando estava no Palácio das Princesas. 
Observa ainda Marisa: “Quando o advogado Antonio Campos (PSB), pré-candidato a prefeito de Olinda, é colocado como neto de Arraes e irmão de Eduardo, a sua preferência nas pesquisas vai lá prá cima. Bem, muita gente ainda desdenha da candidatura de Tonca, como o advogado é conhecido, enfatizando que ele só tem o apoio de  sua mãe, Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União e ex-deputada federal.”

Delcídio do Amaral, senador do PT, é preso pela Polícia Federal


alt

Segundo investigadores, o senador está atrapalhando a Lava Jato.
Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.
Agência O Globo
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (25) o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado. Segundo investigadores, o senador foi preso por estar atrapalhando apurações da Operação Lava Jato. Também foi preso o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual.
O senador teria tentado dificultar a delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da áreaInternacional da Petrobras, sobre uma suposta participação de Delcídio em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
O líder do governo foi citado na delação do lobista conhecido como Fernando Baiano. No depoimento, Baiano disse que Delcídio recebeu US$ 1,5 milhão de dólares de propina pela compra da refinaria.
Também foram realizadas buscas e apreensões no gabiente de Delcídio, no Congresso. As ações desta manhã foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Delcídio, a PF prendeu também o chefe de gabinete dele e um advogado ligado ao senador.

Concluidos os trabalhos de recuperação da Serra do Inácio, zona rural de Araripina

alt
O assessor do vereador Tião do Gesso, Paulo Diniz (centro), está sempre acompanhando de perto, os trabalhos realizados pelo parlamentar.
Por Roberto Gonçalves
Após prestar serviço de socorro em inúmeros pontos prejudicados pelo intenso tráfego de veículos pesados, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Araripina, em parceria com o vereador Tião do Gesso,  intensificou o trabalho de readequação da estrada principal da Serra do Inácio e finalizou os serviços no início desta semana.
O vereador João Dias (PSB), esteve fiscalizado os trabalhos e disse que a recuperação da estrada, beneficiará principalmente, as empresas que estão chegando para a instalação de um Parque Eólico. “Algumas máquinas estiveram na Ladeira do Inácio para consertar e dar boas  condições de trafegabilidade aos motoristas que transitam por aquela localidade. Essa obra é uma parceria do prefeito Alexandre Arraes com o vereador Tião do Gesso, e tem como o objetivo, beneficiar à população da Serra do Inácio e as empresas  que estão se instalando na Serra do Inácio para implantação de um Parque Eólico”, destacou o parlamentar.
alt
O vereador estrante na Casa Joaquim Pereira Lima, Tião do Gesso, vem se destacando com sua atuação brilhante atuação como parlamentar, por estar sempre realizando obras com recursos próprios, beneficiando dessa forma, a população mais humilde da sede e zona rural do município de Araripina.

BLOG ROBERTO GONÇALVES 

24 novembro 2015

PREFEITO INAUGURA NESTA QUINTA-FEIRA A REFORMA TOTAL DO AÇOUGUE MUNICIPAL DE GERGELIM

açougue
Na noite da próxima quinta-feira, 26, o prefeito Alexandre Arraes (PSB) estará entregando à comunidade do distrito de Gergelim o Açougue Municipal totalmente reformado e ampliado. A obra atende a uma necessidade de modernizar o local com higiene e condições sanitárias. Além de proporcionar um ambiente agradável e amplo para comerciantes e clientes.
O açougue municipal passou por uma ampla reforma, onde praticamente reconstruiu a sua estrutura. Com a obra os moradores do Gergelim agora terão um local moderno e com todas as condições sanitárias.

PCR divulga calendário de pagamento das folhas de novembro, dezembro e 13º salário dos servidores

A Prefeitura do Recife divulgou, na tarde desta segunda-feira (23), a data de pagamento dos servidores municipais. As folhas de novembro e dezembro serão pagas nos dias 30 deste mês e 28 de dezembro, respectivamente. Já o depósito do 13º salário está programado para 7 de dezembro. Ao todo, 38.868 mil servidores, entre ativos da administração direta e indireta, aposentados e pensionistas serão beneficiados.
Com isso, a PCR irá injetar R$ 448 milhões na economia local, distribuídos em R$ 143 milhões no pagamento do 13º salário, R$ 152 milhões na folha de novembro e R$ 153 milhões em dezembro.
De acordo com o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, o pagamento das folhas deve-se a uma série de ações de otimização de despesas e de incremento na arrecadação, como a renegociação da cota única do IPTU e a realização do mutirão fiscal, que negociou mais de R$ 106 milhões.

Câncer de próstata não é a única ameaça aos homens

Estima-se que mais de 70% de parceiros de mulheres com HPV são portadores do DNA do vírus


Médico Leonardo Gomes: "O HPV torna o organismo mais vulnerável a outras doenças"
Geralmente ligado ao câncer de colo de útero, o Papilomavírus humano (HPV) é um assunto que sempre gera alerta entre as mulheres. Porém, a temática também requer um olhar diferenciado dos homens para o vírus, responsável por registrar a cada ano 137 mil novos casos de infecção, segundo o Ministério da Saúde. Estima-se que mais de 70% de parceiros de mulheres com infecção cervical por HPV são portadores do DNA do vírus, o que acende o alerta para a necessidade de prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de pênis foi responsável pela morte de 396 homens nos últimos dois anos. Esse tipo de tumor está relacionado ao agravamento de casos de HPV. No Brasil, esse tipo patologia representa 2% de todos os tipos de câncer que acometem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Além do HPV, a má higiene íntima e a não remoção do prepúcio, pele que reveste a glande (cabeça do pênis), são alguns dos motivos que levam o homem a desenvolver o câncer, segundo especialistas.
De acordo com o urologista Leonardo Gomes, em ambos os sexos, o HPV torna o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive à Aids. Nos homens, o vírus se manifesta clinicamente como lesões tipo “couve- flor”. “Sabe-se que os homens contribuem para a infecção nas mulheres. Por isso, o maior risco é o contágio, já que ele pode passar para a sua parceira um sorotipo que tem relação com o câncer. Porém, é bom lembrar que existem vários sorotipos para o HPV, uns que que são sugestivos aos câncer e outros não”, salientou. Normalmente, o HPV causa verrugas que podem variar de tamanho e cor. Mais recorrente por meio do sexo, quando surgem no homem elas aparecem de maneira mais recorrente no ânus ou na cabeça do pênis. Também pode surgir na garganta e na boca, após transmissão pelo sexo oral. O HPV em homens pode ser transmitido não apenas na presença de verrugas, mas também por meio das chamadas lesões planas, não visíveis a olho nu.
Apenas 5% contraíram o vírus por meio da contaminação das mãos, objetos, toalhas e roupas, conforme o MS. “Porém, teria que ser numa coincidência muito infeliz para contrair o vírus dessa forma. Por exemplo, a pessoa acabou de se levantar do vaso e você sentar imediatamente. As chances são muito mínimas, mas podem ocorrer, claro. Entretanto, o mais recorrente é pelo sexo e pelo canal do parto”, detalhou o especialista.
AUTOEXAME - O autoexame é simples: basta verificar minuciosamente a pele que reveste a cabeça do pênis, o prepúcio (dobra de duas camadas da pele e mucosa que cobre a glande do pênis) e também a região pubiana. Um espelho facilita a procura. Identificada a presença de alguma verruga, por menos que seja, o especialista alerta para a procura de um urologista. Por meio de um exame chamado peniscopia será feita a leitura para identificar se a lesão encontrada se trata de HPV. “É nesse exame que é colocado um corante e averiguada a lesão com um microscópio. Se (a lesão) for sugestiva de HPV, o líquido vai mudar para uma cor que chamamos de acetobranca”, detalhou Gomes. Para lesões consideradas pequenas, o tratamento é feito no consultório ou então na própria casa do paciente, por meio de ácido prescrito pelo médico. Já as lesões maiores, são tratadas por meio de cauterização, que é a queimagem, e o material é encaminhado para biópsia.
ACOMPANHAMENTO - Na maioria dos casos, a pessoa pode ter o HPV e não apresentar sintomas, já que muitos tipos são espontaneamente eliminados pelo corpo. Porém, Gomes alertou que o vírus pode ficar por anos no organismo sem nunca apresentar qualquer sintoma. Em alguns casos, o HPV provoca alterações nas células e essas causam as chamadas verrugas vulgares. O urologista salientou que, uma vez contraído o vírus, o tratamento tem que ser constante. “Não há cura para o vírus, mas sim controle. À medida que você erradica a lesão, não significa que está tudo bem. A pessoa, por portar o vírus, pode tornar a ter uma nova lesão após alguns meses. Por isso, a importância do acompanhamento ginecológico”, afirmou Gomes. Apesar de parecer clichê, ele deixou claro: o melhor método para evitar o contágio do HPV tanto em homens quanto mulheres é o uso constante de preservativos.

Jarbas admite disposição para disputar lugar de Cunha

De reportagem de Rosália Rangel no DIARIO
O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) admitiu, pela primeira vez, ter disposição para disputar a Presidência da Câmara dos Deputados, no caso de uma eventual cassação do atual presidente Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O parlamentar, no entanto, disse que não vai se posicionar oficialmente sobre o assunto porque, na avaliação dele, seria “um primarismo meu ou de qualquer outra pessoa falar de uma eleição para um cargo que não está vago”, ponderou o peemedebista.

Jarbas Vasconcelos foi questionado sobre o assunto depois de participar, ontem, de uma mesa-redonda sobre a crise política instalada no país, que teve como pano de fundo o lançamento do livro O Supremo, do jurista Joaquim Falcão.
“PSICOPATA E MENTIROSO”
Jarbas disse que os partidos de oposição erram em apostar todas as fichas em “uma pessoa que não era para acreditar”, referindo-se à eleição do presidente da  Câmara, a quem chamou de “psicopata e mentiroso”. Sobre o impeachment da presidente Dilma, ele acredita que não acontecerá este ano, mas que uma “pessoa que tem apenas 10% de aprovação” não conseguirá se manter no poder.
Em pouco mais de uma hora de discussão, no auditório da Livraria Cultura, Paço Alfândega, foram inúmeras as críticas ao governo Dilma, ao ex-presidente Lula (PT), ao PT e a Eduardo Cunha. As declarações mais duras envolveram as denúncias de corrupção (mensalão e Petrobras), as manobras de Cunha para evitar a cassação e as confusões protagonizadas no Congresso Nacional.

BO: relator da cassação de Cunha já bateu na mãe

Em boletim de ocorrência de 2012, a mãe de Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo de cassação de Eduardo Cunha, contou à polícia que o filho a agrediu fisicamente, ameaçando-a de morte, durante uma discussão familiar. Antônia Cogo alegou à época que sofria maus tratos havia dez anos. Ela confirma ser a autora do registro, mas diz que inventou o relato por “depressão”, pedindo o arquivamento do caso dias depois. “Fiz para botar medo. Meu filho nunca colocou a mão em mim.”  A informação é de Natuza Nery, hoje na sua coluna da Folha de S.Paulo.
Segundo ainda a colunista Pinato diz não saber do episódio nem da existência do boletim de ocorrência. “Desconheço. Nunca fui intimado de nada, nem pela polícia. É novidade para mim.”
Tanto o parlamentar quanto sua mãe sugeriram ações contra o jornal. “O que colocar que for verdade, tudo bem. Mas, na hora certa, tem que tomar as medidas”, disse Pinato. “Se colocar alguma coisa eu vou abrir processo contra você”, prometeu Antônia Cogo.

21 novembro 2015

Alexandre Arraes anuncia mais três creches para Araripina


Na última sexta feira (20), o prefeito de Araripina Alexandre Arraes, anunciou a construção de mais Três creches para o município.
Uma será construída no residencial Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alto do Adelino, uma no distrito de Gergelim e a terceira no distrito de Nascente.
Cada unidade terá um investimento de R$ 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais), totalizando um investimento na ordem  R$ 5.700.000,00 (cinco milhões e setecentos mil reais),  de acordo com Alexandre Arraes " São equipamentos com padrão de alta qualidade,  sempre na sua administração dando o melhor para quem mais precisa.



ACE - PMA - Imagens Fabiano Alencar

Prefeitura de Araripina anuncia licitação para construção da ponte do bairro Zé Martins

alt
O prefeito Alexandre Arraes está cumprindo promessa feita, e inicia à construção da ponte que irá evitar novos alagamentos no bairro.
 Por Roberto Gonçalves / Foto: Fredson Paiva
A Secretaria de Infraestrutura de Araripina anunciou nesta sexta-feira (20),o resultado da licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras de construção da ponte do Bairro José Martins na Avenida Perimetral da maior cidade do Araripe.
O valor licitado foi de R$ 206 mil reais, com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal FEM. A empresa vencedora terá um prazo de cinco dias, a partir do recebimento da ordem de serviço, para execução das obras, que deve durar aproximadamente dois meses.
Em março deste ano, uma chuva forte atingiu o município de Araripina, chegando a 88 mm em apenas uma hora, quase metade do esperado para todo o mês de março. Com o aguaceiro vieram os alagamentos, que deixaram 450 famílias desalojadas. O município agiu rápido e em parceria com a Defesa Civil do Estado, abrigou as pessoas que tiveram suas casas atingidas, em escolas e no ginásio do município. Agora o prefeito Alexandre Arraes está cumprindo a promessa feita na época, e inicia à construção da ponte, que irá evitar novos alagamentos.

20 novembro 2015

Prefeitura de Araripina se reúne com Casa dos Ventos e CPRH

reunião

Na manhã desta quinta-feira, 19, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB) recebeu no gabinete representantes da empresa Casa dos Ventos e do CPRH, para discutir a implantação de projetos sociais que beneficiem o município. Participaram da reunião os secretários municipais Cristina Arraes (Meio Ambiente) e Mário Reis (Desenvolvimento Econômico); e o assessor especial Leonardo Batista.
Na oportunidade, a Casa dos Ventos representada pelo advogado João Vital, discorreu a respeito dos projetos sociais que a empresa está disposta a implantar no município, notadamente na área onde ficará localizado o Parque Eólico Santo Estevão, na Serra do Inácio, compreendido entre as Serras do Marinheiro e Rancharia. A empresa propõe elaborar projetos sociais e buscar recursos para serem aplicados na perfuração de poços artesianos; construção de quadras poliesportivas e recuperação de grupos escolares.
Além disso, nas áreas onde serão implantados os canteiros de obras, a empresa fará a compensação com a recuperação ambiental.
reunião1
Na oportunidade, o prefeito Alexandre Arraes também apresentou aos representantes da Casa dos Ventos, uma minuta do Projeto de Construção de um Parque Ecológico e de lazer que tem a finalidade de promover o bem estar social da população. Denominado Parque Ecológico Governador Eduardo Campos, o espaço pertence à prefeitura e é um local que depois de construído servirá para melhorar a qualidade de vida da população. “O parque não necessitará de obras de infraestrutura caras. É um espaço que pretendemos construir para promover a qualidade de vida com espaços para a prática de esportes e áreas de lazer para as crianças. Um espaço para as famílias de Araripina”, disse o prefeito.
O diretor de Gestão Territorial da CPRH, Nelson Maritezich, sugeriu ao prefeito que o município fizesse o projeto de criação do parque e enviasse para aprovação da Câmara Municipal. A partir dai o município envia o projeto para a Casa dos Ventos e consequentemente a empresa ficará responsável em apresentá-lo a entidades financeiras que patrocinam projetos sociais.
ACE-PMA/Fotos: Fabiano Alencar

Loja Americanas inaugura loja em Araripina e fortalece comercio


americanas

A cidade de Araripina tem sido um grande atrativo para a instalação de novos empreendimentos, que chegam e geram emprego e renda para o município e região. Mesmo com a crise que o país enfrenta, Araripina tem se destacado com a geração de emprego com a chegada de grupos empresariais que acreditam na cidade e sobretudo no seu crescimento sócio/econômico.
A rede de Lojas Americanas inaugurou nesta quinta-feira, 19, mais uma unidade na cidade de Araripina. Dotada de uma grande estrutura a loja abriu suas portas oferecendo aos clientes uma variedade de produtos e artigos.
americanas1
Assim que abriu as suas portas, a Lojas Americanas já recebeu um grande público que aguardava ansioso do lado de fora para conhecer as instalações deste moderno e valoroso empreendimento. É uma loja de departamento referência em todo o Brasil e a sua chegada a Araripina além de proporcionar mais uma opção para os consumidores está gerando emprego e renda.
Araripina tem se destacado e se tornado atrativa para novos investimentos, pela sua localização geográfica e, sobretudo pela sua força econômica.
Informações blog Martinho Filho - Imagens  Fabiano Alencar

19 novembro 2015

Para Lula, filho deve provar que fez a coisa certa


De O Globo
Ex-presidente falou sobre ligação com lobista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista ao jornalista Roberto D`Ávila, exibida nesta quarta-feira na Globo News, que caberá ao seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva, explicar a sua relação com o lobista Mauro Marcondes, que é investigada pela Operação Zelotes da Polícia Federal.
— Meu filho sabe o seguinte: ele tem que provar que fez a coisa certa. Tem que provar. E é importante que seja para provar mesmo. Se ele não provar, está subordinado à mesma Constituição que eu estou, às mesmas leis que eu estou. É chato? É. Mas é bom — disse Lula.
A empresa de Luís Cláudio, a LFT Marketing, recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, que teria feito lobby no Planalto para aprovação de uma medida provisória que beneficiou a indústria automobilística, em 2009.
Apesar de defender a necessidade de seu filho se explicar, Lula se queixou de receber um tratamento diferenciado de outros políticos.

Dilma quer a CPMF aprovada até julho

Da Folha de S.Paulo -  Marina Dias
A presidente Dilma Rousseff avisou sua equipe econômica que vai atuar pessoalmente para tentar aprovar a nova CPMF até julho no Congresso e que, até lá, propostas como o aumento da Cide (tributo cobrado sobre a venda de combustíveis) não têm seu aval como alternativa para salvar as contas públicas. A presidente tem feito reuniões específicas sobre o tema e recebeu relatos, inclusive do vice-presidente Michel Temer, sobre a melhora do cenário para recriar o imposto.
Temer afirmou a Dilma que tem sido procurado por empresários e banqueiros, como o presidente do Itaú, Roberto Setubal, e do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, que defendem a volta do tributo como uma "saída viável" à crise econômica do país.
O vice disse a Dilma que, mesmo sendo contra o imposto, caso haja consenso de que não há outra saída para o buraco fiscal, não será ele quem vai impedir as articulações pela volta da CPMF.
Até o fim do ano, Dilma promete intensificar reuniões com deputados, senadores, prefeitos e governadores e, entre seus argumentos, estará o fato de o mercado ter acenado sobre o retorno do imposto como "a única saída".
Mas, desde setembro, quando o governo propôs a recriação da CPMF como uma das medidas para cobrir o rombo fiscal, a maior parte dos parlamentares rechaça a ideia de aprová-la, para não ficar com o ônus da criação de um novo tributo no país. Por isso, apesar do otimismo de Dilma de levar adiante a ideia, Temer alertou a presidente que não há consenso político neste momento para aprovar a CPMF no Congresso. 

Manifestante anti-Dilma atira em frente ao Congresso


Um manifestante acampado em frente ao Congresso Nacional foi detido na tarde desta quarta-feira 18 pela Polícia Militar do Distrito Federal após sacar uma arma e dar três tiros para o alto.  Segundo a polícia, trata-se de um policial reformado do Maranhão, que já havia sido detido na última sexta-feira 13 quando falou em "matar a presidente Dilma Rousseff e jogar uma bomba no parlamento". Ele portava uma pistola e diversos tipos de armas brancas.  Hoje ele iniciou um tumulto ao arremessar bombas caseiras contra os participantes da Marcha das Mulheres Negras, que reuniu cerca de 10 mil pessoas nesta tarde em Brasília, e passou a ser perseguido por isso. Quando os militantes da Marcha se aproximavam, o homem sacou a arma e atirou três vezes.
Em seguida, ele correu em direção à guarnição da Polícia Militar, que fazia a proteção da entrada do Congresso Nacional, logo à frente do espelho d'água no gramado, e se entregou.
Após a prisão de sexta-feira, a bancada do PT na Câmara enviou ofício aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), solicitando a remoção imediata dos manifestantes acampados na área adjacente ao Congresso.
Após o tumulto de hoje, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL),ordenou que a PM do DF e a Polícia Federal investiguem o acampamento organizado por movimentos pró-impeachment, entre eles o MBL (Movimento Brasil Livre).

Durante todo o mês Trindade vive Blitz Educativa: Combatendo a Violência.

“Participe você também”.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social está realizando durante todo o mês de novembro diversas ações “Combatendo a Violência” do projeto Blitz Educativa. Temas também relacionados ao dia Nacional da Consciência Negra (20); dia Mundial da Saudação (21) e dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25).
Psicólogas, assistentes sociais, diretores, coordenadores e da imprensa deram as mãos e foram debater diversos temas nas escolas e teatro municipal da cidade com os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas municipais e estaduais, dentre eles se destacam: Violência em sala de aula, comportamento dentro e fora da escola, discriminação, inclusão social e comunicação: como lidar com a mídia e as redes sociais nos tempos atuais.
“Precisamos mostrar de forma objetiva e impactante, fazendo com que os alunos reflitam sobre os diversos comportamentos, ações e reações que geram violência, precisamos fazer a nossa parte, unidos, de mãos dadas”, disse Valéria Santos, coordenadora do projeto.
E para dar continuidade com chave de ouro, à noite desta quinta-feira (19) contará com uma grande festa educacional/cultural e social no auditório Laudemiro Lucindo Delmondes (CINE TEATRO), confira a programação:

Às 18h: Abertura com apresentação da aluna Danielle.
Às 18h10: Explanação sobre a temática do evento.
Às 18h30: Apresentação do PETI.
Às 19h: Apresentação da AABB Comunidade.
Às 19h10: Apresentação de Hip Hop – Casa da Juventude
Às 19h20: Peça Teatral com alunos da escola Alice Lins
Às 19h30: Capoeira com a Casa da Juventude

DIA 20 Caravana da Consciência Negra

08h: Saída da Caravana da Casa da Juventude para o PETI.
Às 14h: Saída da Caravana da Casa da Juventude para AABB Comunidade.

Nos dias 23 e 24: Visitação aos órgãos públicos com apresentação de cordel sobre a violência e apresentação surpresa.

Dia 25: Debate e roda de diálogo na rádio Pop Brasil FM com MULHERES da Assistência Social sobre o tema “COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”.

Dia 27: Encerramento oficial das ações na feira livre com exposição de produtos das mulheres rurais, do API e CRAS. Ainda terá entrega de broches em formato de flor, flasf mob com alunos da escola Alice Lins, apresentações culturais com grupos de danças, mensagens de reflexão, aferição de pressão, dentre outras atividades a partir das 08h.

Parceiros: Secretaria de Saúde, CRAS, CREAS, Serviço de Convivência, LIONS e LEO Clube, AABB Comunidade, Casa da Juventude, Assessoria de Imprensa, Grupo Espaço Livre, Cordelistas, Diego Coreógrafo, Escolas do Ensino Fundamental II.

ASCOM / TRINDADE